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  • Kally Dresch

Como funciona a transmissão ao vivo de eventos online


A transmissão online ao vivo passou a ser a realidade de muitos eventos. Ela é uma excelente alternativa, principalmente para os eventos de curta duração, que desejam reduzir custos envolvidos no processo de organização, como o de aluguel de espaço e de equipamentos.  Fora isso, fazer uma transmissão ao vivo é, hoje, uma das formas mais eficazes de aumentar a reputação de uma marca e de engajar o público. Também conhecida como live, a transmissão de vídeos ao vivo é muito utilizada em canais como o Youtube, Instagram e Facebook.  Provavelmente você já participou de uma transmissão desse tipo e deve ter se perguntado se é algo muito complexo de ser colocado em prática, não é mesmo?  Diferente do que muitos pensam, realizar uma transmissão online não é tão difícil e você pode alcançar uma bom número de participantes, já que o conteúdo poderá ser assistido de qualquer lugar do planeta!


O que é transmissão ao vivo para eventos online


Antes de tudo, para começar a planejar um evento online, é preciso definir três coisas:

  1. Tipo de transmissão que vai utilizar, que pode ser ao vivo ou gravada

  2. A plataforma ou ferramenta por onde vai transmitir o evento

  3. Os equipamentos necessários para uma transmissão de qualidade

→ Confira: Eventos online: por onde começar?

Transmissão online nada mais é do que transmitir um conteúdo em vídeo através da internet. Essa transmissão pode acontecer tanto a partir de conteúdos pré-gravados como a partir de interações ao vivo. 

Na modalidade ao vivo, a gravação e a transmissão do conteúdo para o público ocorrem de maneira simultânea. 

A transmissão ao vivo em eventos é uma excelente forma de apresentar conteúdos, levantar discussões e reunir espectadores online para uma interação ao vivo.

Porém, assim como em outras situações, as transmissões ao vivo também possuem limitações e não são indicadas para todos os tipos de eventos. 


Para quais eventos ela é ideal?


A transmissão ao vivo de eventos é ideal para eventos de curta duração e que contam com apenas uma atividade. Por exemplo, uma palestra, webinar ou aula. 

Por quê?

Principalmente, porque durante uma transmissão ao vivo podem ocorrer várias instabilidades de conexão, problemas com o áudio e com a imagem, por exemplo. 

Além disso, fica muito complicado organizar toda a programação de um evento, com diversas entradas e saídas de atividades, em uma mesma transmissão ao vivo. 

Imagine ter que gerenciar a comunicação com os palestrantes à distância, todos alocados em suas casas ou escritórios, e garantir que todos estivessem 100% prontos para entrar ao vivo na transmissão? 

O trabalho seria gigantesco e as chances de que algo não saísse conforme o planejado seria grande! Perceba que até nas transmissões ao vivo na TV acontecem instabilidades entre os repórteres.

Então, eventos menores, com uma única palestra e, ainda assim, palestras que não tenham uma duração tão longa, ou seja, menos de 1 hora, são os mais recomendados de serem transmitidos ao vivo. 


Vantagens da transmissão ao vivo para eventos


Há muitas vantagens em fazer uma transmissão ao vivo, seja no sentido de humanizar a comunicação com o seu público no meio digital, como também, de conquistar mais vendas.

Facilidade 

A transmissão ao vivo é muito prática uma vez que permite que os participantes acompanhem a sua live de qualquer lugar! Eles podem assisti-la no ônibus, no trabalho ou em casa, no Brasil ou no exterior.  

Da parte do palestrante, é possível realizá-la desde que se tenha um notebook ou aparelho móvel conectado à internet, uma boa conexão e um microfone com boa captação de áudio. Existem também ferramentas gratuitas de transmissão de vídeo, o que torna a vida do palestrante e do organizador ainda mais fácil!


Visibilidade


Uma grande vantagem do evento online é que, com ele, não há limitações físicas de espaço. Isto é, você não precisa alugar um auditório ou sala, com uma capacidade mínima e máxima de pessoas, para sediar o evento. 

Nos eventos online, você pode receber quantos participantes quiser! Desta forma, a visibilidade do seu seu evento tende a ser bem maior. 

Além disso, ao fazer uma transmissão online em redes sociais, por exemplo, você tem a possibilidade de atingir ainda mais pessoas fora aquelas que já te acompanham. 

Isso porque, durante uma transmissão, o público consegue compartilhar insights a partir do seu conteúdo, informar que está participando de uma transmissão e, consequentemente, atrair amigos para o vídeo. O próprio organizador da live, claro, também pode divulgar o link da transmissão em outros canais digitais estratégicos.


Maior lucratividade


Ao optar por organizar um evento online pago e tendo ciência de que não há essa limitação de espaço, a tendência à lucratividade é maior. 

Afinal, você não terá custos com o espaço, com limpeza, manutenção de equipamentos, coffee-break e ainda poderá abrir o evento para quantas pessoas quiser!


Interação em tempo real


No mundo digital a interação é a peça chave do quebra cabeça, entre outras palavras, o fator primordial.

Afinal, em um ambiente onde todos estão conectados ao mesmo tempo e presentes no mesmo canal, sem interação nada faz sentido. 

Um grande benefício da transmissão ao vivo em eventos é a possibilidade de interagir com o público em tempo real. 

Abrindo espaço para que as pessoas tirem  dúvidas, levantem questionamentos e conversem como se estivessem frente a frente a você. Uma oportunidade única, não é mesmo? 

Pessoas de vários lugares do seu estado, país ou até mesmo do exterior, interagindo ao vivo…. Essa é a melhor forma de interação que você pode proporcionar no meio digital e a internet sabe disso!

Por isso, redes sociais como o Facebook e Instagram, por exemplo, dão tanto destaque às famosas lives, neste caso, transmissões de vídeo online ao vivo. Pois, sabem que isso é uma forma de prender a atenção dos usuários naquele canal em específico por um bom tempo.

Interagir é uma forma de criar um relacionamento mais próximo com o seu público. E você, como pessoa ou marca, precisa gerar esse tipo de relacionamento. Afinal, se seu objetivo é vender mais ou colocar seu nome em evidência, é preciso se relacionar! 

No módulo de transmissão online da Even3, a interação está garantida. Saiba como funciona e como a Even3 pode te ajudar a organizar o seu evento online:


Credibilidade


Quando pensamos em transmissões ao vivo, já imaginamos todo o preparo necessário por trás das câmeras para que tudo aconteça como planejado. 

Além de transmitir confiança e credibilidade, o apresentador demonstra o domínio do assunto apresentado e a preocupação em estar atualizado, para repassar informações confiáveis ao seu público. 

Ao contrário da transmissão pré-gravada, o que acontece ao vivo não pode ser refeito ou editado, por isso é de extrema importância ter autoridade do que será repassado durante a transmissão. Afinal, “quem sabe faz ao vivo”.

E vale lembrar da importância em sempre estar atento a responder as perguntas e questionamentos dos participantes. 

Uma boa dica é separar um momento específico da live para responder às dúvidas dos participantes. Você pode contar com a ajuda de uma pessoa para reunir essas perguntas de modo que nenhum participante deixe de ser respondido e fique insatisfeito. 


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